O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (07), em Brasília, os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou em medida socioeducativa (Encceja PPL) 2024, assim como das versões realizadas fora do Brasil, o Encceja Exterior e o Encceja PPL Exterior.
Os interessados podem consultar suas notas através dos Sistemas PPL e Encceja Exterior, conforme a modalidade de participação. O Inep esclareceu que as notas do Encceja PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade ou em medida socioeducativa, podem ser acessadas também pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou socioeducativas.
Aplicações do Encceja
O Encceja PPL 2024 foi realizado no território nacional nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em unidades prisionais e socioeducativas que aderiram ao exame. Já o Encceja Exterior PPL ocorreu entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2024, nas unidades prisionais das cidades japonesas de Nagoya e Tóquio, além da Madri, na Espanha.
As provas do Encceja Exterior foram aplicadas também em várias outras cidades ao redor do mundo, como Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu (Japão), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).
Essas aplicações internacionais são realizadas pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas do Brasil.
O que é o Encceja?
Realizado anualmente pelo Inep desde 2002, o Encceja é um exame que possibilita a retomada da trajetória escolar e a certificação do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada. A participação é voluntária, gratuita e aberta a todas as pessoas que atendem aos requisitos de idade mínima.
O exame avalia as competências e habilidades adquiridas tanto no ambiente escolar quanto no extraescolar, sendo uma importante ferramenta para a certificação educacional. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do Encceja como parâmetro para certificação de nível de conclusão de ensino.
Importância do Encceja
O Inep destacou que o Encceja tem relevância multidimensional para a educação brasileira, uma vez que serve como referência nacional para a avaliação da educação de jovens e adultos. Além disso, o exame é essencial para a implementação de políticas educacionais, ao oferecer uma base de dados para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional no Brasil.
A certificação através do Encceja também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade da educação oferecida a jovens e adultos em todo o país.
O Inep reafirma a importância do exame para garantir a inclusão educacional de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos dentro da faixa etária regular, e segue incentivando a continuidade da educação para todos.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação / MEC