sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A economia brasileira apresenta resultados positivos, conforme revelam os dados da pesquisa Indicadores Industriais, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os números de agosto mostram um crescimento em todos os principais indicadores do mercado de trabalho, incluindo emprego, massa salarial e rendimento médio do trabalhador, quando comparados a julho.

Um dos destaques é a evolução do emprego, que, há 11 meses, não registra resultados negativos. Entre julho e agosto, a alta foi de 0,4%, e, na comparação com agosto de 2023, o aumento no número de postos de trabalho chegou a 3,1%.

Massa Salarial e Rendimento Médio em Alta

A massa salarial dos empregados da indústria de transformação apresentou um crescimento significativo de 1,5% entre julho e agosto. Em relação ao ano passado, o aumento foi de 1,7%, acumulando uma alta de 3,3% no ano. Além disso, o rendimento médio dos trabalhadores na indústria também subiu, com um avanço de 1,1% entre os dois meses analisados.

Estabilidade na Atividade Industrial

Apesar das altas no emprego e na massa salarial, a pesquisa indica que indicadores como o faturamento real das empresas e as horas trabalhadas mantiveram estabilidade entre julho e agosto. O faturamento cresceu 0,7% e as horas trabalhadas aumentaram 0,1%. Em comparação com 2023, ambos os indicadores registraram altas significativas: 5,3% e 4,8%, respectivamente.

A economista da CNI, Larissa Nicko, aponta que, embora a estabilidade seja um fator a se considerar, ainda há razões para acreditar em um segundo semestre de crescimento. “Embora na passagem de julho para agosto os indicadores tenham mostrado relativa estabilidade, é cedo para afirmar que isso é o início de uma nova trajetória. O primeiro semestre foi forte para a indústria de transformação, e existem elementos que nos fazem acreditar que o segundo semestre também será de crescimento, embora em um ritmo mais modesto”, afirmou.

Nicko destaca que a demanda por bens industriais e um mercado de trabalho aquecido contribuem para essa expectativa otimista.

A pesquisa mensal da CNI é fundamental para monitorar a atividade industrial em aspectos essenciais como faturamento, horas trabalhadas e rendimento médio. Os estados analisados representam mais de 90% do produto industrial do Brasil, refletindo a relevância desses dados para entender a saúde econômica do país.

Fonte e foto: Brasil 61

Compartilhe:
Exit mobile version