sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Um incêndio florestal de rápida propagação continua devastando a região próxima à capital grega, Atenas, nesta segunda-feira (12), levando as autoridades a ordenar a evacuação de residentes. Mais de 500 bombeiros, 152 veículos, 29 aviões de combate a incêndios e numerosos voluntários estão empenhados em controlar o fogo, que teve início no domingo (11) próximo à cidade de Varnavas, ao norte de Atenas, segundo informações dos bombeiros.

Apesar dos esforços para combater o incêndio durante a noite, as autoridades alertaram que o fogo se espalhou rapidamente e está avançando em direção a Penteli, localizada a cerca de 16 km a nordeste de Atenas. Embora a extensão exata do incêndio não tenha sido revelada, a emissora pública grega ERT estima que a área afetada supere 30 km.

Embora incêndios florestais sejam comuns durante os verões na Grécia, cientistas climáticos apontam que o calor e a seca intensificados pelo aquecimento global têm contribuído para tornar esses incêndios mais violentos e frequentes. Neste verão, as autoridades gregas já enfrentaram dezenas de incêndios, após os meses de junho e julho mais quentes registrados.

O ministro da Crise Climática e Proteção Civil, Vassilis Kikilias, alertou que as “condições climáticas extremamente elevadas e perigosas” persistirão até quinta-feira. O ministro da Saúde, Adonis Georgiadis, informou que duas dúzias de crianças foram evacuadas de um hospital infantil em Penteli e que os centros de saúde foram colocados em alerta máximo, com dois hospitais sendo esvaziados, conforme declarado pelos bombeiros.

Com as informações da CNN Brasil

Foto: Reuters

Compartilhe:
Exit mobile version