segunda-feira, 25 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

No dia 30 de junho, foram inauguradas no Parque Municipal de Belo Horizonte as primeiras estátuas de pessoas negras da capital mineira. As homenageadas são as escritoras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez.

Carolina Maria de Jesus foi uma das principais escritoras brasileiras do século XX, autora do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, sua obra mais famosa. Já Lélia Gonzalez era filósofa, antropóloga, professora e ativista, reconhecida pela luta dos direitos das pessoas negras e fundadora do Movimento Negro Unificado no Brasil.

A homenagem foi idealizada pela jornalista e pesquisadora Etiene Martins, e a peças foram confeccionadas em bronze pelo artista Léo Santana. As obras integram o Circuito Literário de BH e estão localizadas no centro da cidade, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes.

Através de publicações na redes sociais o Ministério Público de Minas Gerais parabenizou os Movimentos de Mulheres Negras de Minas Gerais por essa importante homenagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Imagens: Reprodução Ascom – MPMG / Esther Gonçalves

Compartilhe:
Exit mobile version