O Polo Automotivo da Stellantis em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugurou, nesta terça-feira (11/3), o TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrido-Flex, o maior da América Latina. O novo centro será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa alta voltagem.
A Stellantis informou que 1,9 mil pessoas serão contratadas para trabalhar na nova fábrica, entre os quais, 400 engenheiros.
Na oportunidade, o governador Romeu Zema, que participou da inauguração, destacou a força da energia fotovoltaica de Minas Gerais, importante também para os veículos híbridos.
“O nosso estado está avançando em vários pontos – e um deles é a energia renovável. Em 2018, o estado gerava 500 megas; hoje, já gera 14 gigawatts (GW). Isso significa que nós construímos aqui, nesses últimos seis anos, mais do que uma Itaipu de energia solar”, comparou Romeu Zema.
O chefe do Executivo mineiro lembrou ainda que, em relação à geração de energia limpa, Minas Gerais tem mostrado para o mundo que é possível crescer economicamente com sustentabilidade. O estado foi o primeiro da América Latina a assinar o compromisso global Race to Zero, de neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050.
A Stellantis, é responsável por marcas como Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot e Ram. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), mantém uma parceria com a empresa e, no primeiro semestre do ano passado, Zema esteve no anúncio do aporte de R$ 14 bilhões da empresa na fábrica em Betim.
“A Stellantis é líder na produção e comercialização de veículos, estamos investindo em novos negócios relacionados à mobilidade. Estamos gerando também muitos empregos para a população”, afirmou o presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano.
A agenda também contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros, parlamentares, entre outros convidados.
Com informações da Agência Minas