Na quarta-feira, 22, artistas, gestores e produtores culturais, estiveram reunidos na Casa da Cultura para um encontro que discutiu diversos temas sobre o setor na cidade.
Promovido pelo Governo Municipal, a III Rodada dos Fóruns Setoriais de Cultura contou com representantes dos mais variados segmentos, como artesanato, dança, artes visuais, audiovisual, design, literatura, música, cultura urbana, teatro, circo, instituições culturais e não governamentais e outras.
Os convidados do evento, Pai Thallysom de Ogum, o professor Titular no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luís Roberto Batista, e o chef de cozinha e professor Wellington Costa, ressaltaram a importância do resgate e valorização da gastronomia afro-brasileira.
A III Rodada dos Fóruns Setoriais de Cultura teve papel crucial na discussão das propostas de cada fórum, reforçou a importância da união e organização dos grupos, estabeleceu metas para o ano de 2025 e buscou fortalecer o Conselho Municipal de Política Cultural com a indicação de nomes para composição do órgão.
O encontro abriu o calendário de eventos da Secretária de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (Scelt). O evento contou com um pocket show do Coral Magnificat, performance do mestre de capoeira Rogério e abertura da exposição com a imagem da Escrava Anastácia, pertencente ao Castelo São Jorge Nagô.
Responsável pela pasta, Rodrigo Pacheco, destacou os avanços conquistados para o setor: “O Plano Municipal de Cultura já foi concluído. Ele será encaminhado à Câmara Municipal para que seja regulamentado. O que representará uma nova era para o setor da cultura na nossa cidade”.
Fonte e fotos: Prefeitura de Lavras