A Instância de Governança Regional Grutas (Associação do Circuito Turístico das Grutas – ACTG) realiza no dia 29 de abril a posse da Diretoria e Conselho, eleitos em Assembleia Geral que aconteceu no mês passado. No mesmo evento, que tem o apoio da Elétrica Norte, acontece ainda a inauguração da nova sede IGR Grutas. O evento será às 16:30 em Sete Lagoas – MG.
A chapa recém escolhida e que toma posse tem como Presidente Clécio Gonçalves da Silva, Prefeito Municipal de Cachoeira da Prata e vice-presidente Adélia do Carmo, vice-Prefeita de Lagoa Santa.
Também fazem parte da diretoria: Diretor Secretário: Douglas Gonçalves Moreira, Gerente de Turismo de Confins; Diretor Financeiro: Flávio Pereira, Coordenador de Cultura e Turismo de Paraopeba; Diretora de Marketing: Rafaela Caroline Alves da Silva, Coordenadora de Turismo de São José da Lapa; Diretora de Comunicação: Claudia Elane de Souza, Secretária Adjunta de Turismo de Sete Lagoas; Diretor de Meio Ambiente: Pablo Junio Pires Faria, Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cordisburgo.
O Conselho Fiscal é formado por: Márcia Fernandes, Assessora de Turismo de Prudente de Morais ; Débora de Castro, Secretaria Municipal de Turismo de Caetanópolis; Grazielle de Almeida, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Capim Branco.
Para o presidente eleito, Clecio Gonçalves, o objetivo principal do seu mandato é “sensibilizar o Governo Federal e Estadual da importância do Circuito das Grutas, valorizando a nossa região, entendendo que o turismo é a forma mais democrática de distribuir emprego e renda, além de promover o maior diálogo entre os prefeitos associados, visando mais união no fortalecimento e crescimento de turismo de toda a região, entendendo que nossa área é extremamente rica em diversidade ambiental, culinária e de manifestações culturais”.
A Associação do Circuito Turístico das Grutas, também denominada Instância de Governança Regional – IGR Grutas, fundada em 1998 pelos municípios de Cordisburgo, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas, está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas desde o ano de 2000. Para efeitos publicitários, promocionais e mercadológicos, a Instância também é identificada pelas nomenclaturas: “IGR Grutas, Associação do Circuito Turístico das Grutas – ACTG, Circuito Turístico das Grutas ou Circuito das Grutas”.
O Circuito Turístico das Grutas é constituído por 15 municípios, representados por suas respectivas prefeituras: Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Paraopeba, Caetanópolis, Cordisburgo, Jequitibá e Santana de Pirapama e tem por finalidade orientar, assessorar e fomentar atividades de relevância pública local e regional no contexto turístico considerando o desenvolvimento social, econômico e sustentável, contribuindo com o fortalecimento de vínculos comunitários nos municípios associados.
As IGRs impulsionam e organizam o turismo regional, sendo uma peça-chave na construção de um turismo mais competitivo, estruturado e sustentável em Minas Gerais.
Por: Sérgio Monteiro
Com informações, fonte e Fotos: Ana Amélia Maciel – Diretora de Comunicação de Cachoeira da Prata.