O IGesp, Integração da Gestão em Segurança Pública, iniciou uma nova fase de sua atuação em Minas Gerais, visando reduzir crimes e aumentar a sensação de segurança. A campanha “A Vida por um Fio” foi lançada nesta segunda-feira (15/7) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com foco em alertar sobre os perigos do uso de linhas cortantes como cerol e incentivar denúncias ao Disque Denúncia 181 para combater seu comércio ilegal.
O programa, que envolve diversas instituições de segurança e justiça, identifica áreas críticas de criminalidade através do Observatório de Segurança Pública. A metodologia inclui análises detalhadas e ações estratégicas para melhorar condições como iluminação pública e câmeras de vigilância, essenciais para a prevenção de crimes.
Os resultados iniciais mostram uma redução significativa nos crimes contra o patrimônio em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Contagem, onde o IGesp implementou planos específicos. Em Minas Gerais, houve uma diminuição geral de 5,5% nos índices de crimes patrimoniais, evidenciando o impacto positivo das iniciativas integradas de segurança pública.
Fonte e fotos: Secretaria de Segurança MG.