O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou, na quarta-feira (02) o Inventário de Produções Acadêmicas em Recursos Hídricos. O projeto consiste no envio de trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para que sejam cadastrados no Repositório Institucional do Igam.
Serão aceitas teses, dissertações, monografias e artigos acadêmicos, que serão inseridas no Repositório Institucional. Trata-se de uma plataforma on-line, de acesso aberto, que visa compartilhar com a sociedade o conhecimento gerado pelos servidores sobre a gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais.
O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, reforçou aos servidores a importância de cadastrar os trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional. “Essa é mais uma entrega que realizamos dentro do previsto no nosso planejamento estratégico. Isso foi muito colocado pelas nossas equipes: a ausência de ter um histórico que é produzido pelos nossos servidores. Daí surgiu essa iniciativa”, disse.
Já a analista ambiental do Igam, Isabella Lemes, lembrou que o Repositório Institucional aceita trabalhos publicados de servidores em outros locais, como revistas. A ação fortalece ainda mais o compartilhamento de informações com a sociedade.
“Uma plataforma on-line, de acesso aberto, que visa compartilhar com a sociedade o conhecimento gerado pelos servidores sobre a gestão dos recursos hídricos de Minas Gerais”, ressaltou Isabella.
Para submeter as produções, os servidores deverão encaminhar um e-mail para gestao.informacao@meioambiente.mg.gov.br e colocar no assunto “Inventário de Produções Acadêmicas”. No corpo do e-mail, devem ser informados o(s) título(s) das publicações acadêmicas e o nome completo dos autores.
Os trabalhos acadêmicos devem ser anexados em formato PDF, juntamente ao termo de responsabilidade de publicação no Repositório Institucional, devidamente preenchido e assinado. Cabe ressaltar que a assinatura pode ser feita manualmente ou por meio da plataforma gov.br.
Tesauro
Para suprir a ausência de um vocabulário controlado em meio eletrônico na área de meio ambiente e recursos hídricos, que permitisse integração com o Repositório Institucional do Igam, foi criado o Tesauro em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Trata-se de uma ferramenta terminológica para auxiliar os bibliotecários no processo de indexação de documentos, como também, solucionar problemas identificados pelos usuários na recuperação dos documentos armazenados e disponibilizados no repositório.
No Tesauro, são tratados problemas linguísticos como ambiguidade (mais de um significado) e sinonímia (sinônimo). A ferramenta também evidência as relações existentes entre os termos – hierárquica, equivalente e associativa.
Fonte: Agência Minas
Foto: Matheus Adler / Sisema