sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

No dia 6 de agosto, servidores da Receita Federal em Ponta Porã fizeram uma visita ao IFMS Campus Ponta Porã. O intuito foi acompanhar o desenvolvimento dos programas de transformação de mercadorias doadas pela Receita Federal.

O Projeto Educabox, idealizado pelo IFMS, converte os TV Box doados pela Receita Federal em computadores educacionais. Nesse trabalho, os estudantes retiram o software e instalam um novo, transformando os receptores de TV pirata em computadores. Essas máquinas são, então, doadas a escolas e instituições da região, além de serem utilizadas no próprio Instituto.

O professor Lucas de Souza Rodrigues explica que são muitos modelos diferentes doados pela Receita Federal. A partir do estudo da descaracterização e transformação, os coordenadores do projeto foram além e criaram um site em que explicam todo o procedimento. Dessa forma, outras instituições do País têm acesso e podem reproduzir o conhecimento com seus respectivos alunos.

Outros objetivos vêm sendo estudados para melhor aproveitar alguns dos modelos dos TV Box. O Educabox projeta confeccionar totens para rodar notícias, por exemplo, e geradores de senha para serem utilizados em UPAs ou hospitais públicos.

A Receita Federal destinou praticamente todos os materiais necessários à montagem de computadores realizada no curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática. O curso é a distância, mas conta com uma aula prática presencial por semana. Uma das atividades consiste em montar esses computadores e, com isso, fortalecer os projetos em outras cidades, que receberão as máquinas novas. “Tirar do lacre a placa-mãe, montar o processador, a memória fez toda a diferença no nível do curso”, segundo Guilherme Cunha Princival, coordenador da Educação a Distância.

O IFMS Campus Ponta Porã conta com 1.450 estudantes presenciais. A Receita Federal já beneficiou esses estudantes com doações de veículos, tecnologias como HDs e SSDs, celulares, computadores e drones.

Fonte: Receita Federal

Foto: Divulgação / Receita Federal

 

Compartilhe:
Exit mobile version