O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Plano de Ação Territorial (PAT) Veredas Goyaz-Geraes, lançou um curso online de capacitação técnica sobre os rivulídeos, peixes anuais essenciais para a conservação da biodiversidade aquática. Disponível na plataforma Trilhas do Saber, a formação é destinada a servidores e técnicos ambientais de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a ecologia, identificação e conservação dessas espécies.
O curso integra os esforços do PAT Veredas Goyaz-Geraes, aprovado em 2023, para proteger espécies criticamente ameaçadas, como as que habitam lagoas temporárias, incluindo os rivulídeos. Com a crescente perda de habitat devido a atividades humanas, como desmatamento e urbanização, a capacitação busca sensibilizar os profissionais para a importância da proteção dessas espécies e fortalecer as estratégias de conservação.
Servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) podem acessar diretamente o curso na plataforma, enquanto não servidores devem criar um usuário externo para participar. O IEF, por meio do Projeto Pró-Espécies, coordena ações de conservação desde 2020, visando proteger a biodiversidade e combater a extinção de espécies no Estado.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
fonte e foto: Ascom/Sisema