Em 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos, Ieda Maria Vargas conquistou o título de Miss Universo ao superar 49 concorrentes.
Sua vitória foi especialmente significativa, já que anos antes de outras candidaturas brasileiras, como Martha Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo, ficaram muito próximas de ganhar, mas não obtiveram o título.
Durante o evento, o ator britânico Peter Sellers, que fazia parte do júri, chamou Ieda para atuar no cinema e protagonizar o filme “A Pantera Cor de Rosa”. No entanto, ela aceitou o convite, afirmando que seu desejo era retornar a Porto Alegre para se casar e formar uma família.
Em 1962, com apenas 17 anos, Ieda Maria Vargas conquistou o título de Rainha das Piscinas, o mais importante concurso de beleza do Rio Grande do Sul, representando o Cantegril Country Clube. Logo depois, ela venceu a Miss Porto Alegre e a Miss Rio Grande do Sul.
No ano seguinte, em 1963, Ieda foi coroada Miss Brasil no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, superando 24 concorrentes. Em seguida, ela participou do concurso Miss Universo.
Após sua coroação, Ieda assumiu o papel de madrinha das tropas gaúchas que foram enviadas para a Faixa de Gaza, fazendo parte do 13º Contingente do Batalhão Suez do exército brasileiro.
Radiante, com um sorriso no rosto e dançando, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo acaba de completar 80 anos. Ieda Maria Vargas, que levou a coroa em 1963, comemorou a data ao lado de suas amigas do Grupo Misses do Brasil. Naquela época, o concurso era considerado tão importante quanto uma final de Copa do Mundo ou uma Olimpíada.
A celebração dos 80 anos da ex-Miss Universo foi um evento repleto de alegria, com a presença ilustre do Grupo de Misses do Brasil. Como uma verdadeira confraria, essas mulheres deslumbrantes se reúnem para compartilhar experiências e oferecer apoio mútuo.
O grupo conta com ex-misses do Brasil como Nathalia Guimarães, Jakelyne Oliveira e Julia Gama.
Além delas, também fazem parte da confraria Andréia Fetter Zambrano, ex-miss Rio Grande do Sul, Carla Godinho, miss Rio de Janeiro, e Anamaria Starck, ex-miss São Paulo.
Com informações: Só Notícia Boa
Foto: Wikipédia