No dia 8 de dezembro, um idoso de 60 anos foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, após ficar desaparecido por sete dias na comunidade de Riacho Buriti, na zona rural de Pedras de Maria da Cruz. A vítima, que havia sido vista pela última vez na manhã de 2 de dezembro, estava descalço e portando uma enxada, caminhando em direção à casa de sua irmã.
Logo após o desaparecimento, familiares e amigos iniciaram as buscas na região, mas as condições climáticas adversas, com chuvas intensas, dificultaram a localização do homem. Diante disso, a equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos nas imediações do último local conhecido em que a vítima havia sido vista.
Para intensificar os esforços de localização, foi solicitado o apoio do canil do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), que enviou uma equipe composta por dois binômios (cão e condutor), incluindo o cão Zeus, treinado e certificado em Patrulha Rural de Pessoa Viva. Além disso, os bombeiros utilizaram um drone equipado com câmera térmica para realizar o mapeamento aéreo da área, enquanto investigavam as regiões de mata, pastagens, riachos e trilhas ao redor da comunidade.
Após seis dias de buscas intensivas, na tarde de domingo (8), os militares concentraram os esforços em uma área de mata próxima a uma lagoa, onde encontraram as roupas que o idoso usava no momento do desaparecimento. Com essa pista, as buscas foram intensificadas, cobrindo uma área de aproximadamente 8 km do último ponto de observação.
Por volta do fim da tarde, os bombeiros localizaram o idoso, que estava despido e deitado sob uma árvore, em estado de debilidade e desidratação. Ele havia passado os últimos dias sem alimentação, consumindo apenas água de chuva e de lagoas. De imediato, a equipe de resgate prestou os primeiros socorros ao homem, que foi transportado com urgência para a Santa Casa de Montes Claros, com o apoio do Arcanjo, uma equipe aeromédica da corporação.
O resgate do idoso foi considerado um sucesso, e a ação de busca e salvamento recebeu elogios pela dedicação e esforços conjuntos das equipes do Corpo de Bombeiros e do canil. A comunidade de Pedras de Maria da Cruz celebra o retorno seguro do homem, que agora se recupera após a dramática experiência.
Com as informações e foto do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais