O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) definiu oficialmente o Cebraspe como a banca organizadora de seu novo concurso público, que visa preencher 460 vagas em diversos cargos. A confirmação foi publicada nesta terça-feira (03) no Portal Nacional de Contratações Públicas. O próximo passo será a assinatura do contrato entre o Ibama e o Cebraspe, seguida pela divulgação do edital.
Segundo o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva, a expectativa é de que o edital seja publicado até janeiro de 2025. As provas deverão ser realizadas em um intervalo mínimo de dois meses após a publicação do documento.
O concurso, que terá Cebraspe como responsável por todo o processo, incluindo inscrição, aplicação das provas objetivas e discursivas, seguirá o modelo adotado nas últimas edições da seleção, já que a banca também foi escolhida nos concursos de 2021, 2012, 2008 e 2005. Os candidatos interessados podem consultar as provas anteriores da banca para entender a forma de cobrança.
Vagas e cargos do concurso
O concurso Ibama oferece 460 vagas, sendo 260 vagas inicialmente previstas para o cargo de analista e 200 vagas adicionais solicitadas pela ministra Marina Silva, em resposta à maior demanda por servidores no setor ambiental. A distribuição das vagas será para as seguintes funções:
- Analista Administrativo: 130 vagas;
- Analista Ambiental: 330 vagas.
Ambos os cargos exigem ensino superior completo em áreas específicas, e a remuneração inicial será de R$10.735,72, incluindo gratificações e auxílio-alimentação de R$1.000.
Distribuição das vagas e detalhes sobre o concurso
As vagas estarão distribuídas por todo o país, com o Distrito Federal concentrando o maior número de oportunidades. O projeto básico do concurso, que já foi divulgado, traz informações sobre a distribuição de vagas, lotação e a estrutura das provas. A estrutura do concurso será composta por três etapas:
- Provas objetivas: de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões divididas entre 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos.
- Provas discursivas: também de caráter eliminatório e classificatório, consistindo em uma redação.
- Avaliação de títulos: de caráter classificatório, para candidatos que passarem nas etapas anteriores.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no mesmo dia e turno, e não será possível concorrer aos dois cargos no mesmo concurso.
Detalhes sobre as provas e estrutura
As provas serão realizadas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A correção das provas discursivas ocorrerá de acordo com o número de vagas disponíveis, sendo corrigidas até quatro vezes o número de vagas para o cargo de analista administrativo e cinco vezes o número de vagas para o cargo de analista ambiental.
Prazo de validade do concurso
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, o que permitirá ao Ibama convocar novos candidatos conforme a necessidade de servidores.
Expectativa de publicação do edital
A autorização do concurso ocorreu em julho de 2024, e, após a ampliação da oferta de vagas em agosto, o Ibama tem até fevereiro de 2025 para publicar o edital, com a expectativa de antecipação da data. O concurso promete atrair muitos interessados, especialmente por conta da remuneração atrativa e das oportunidades para atuar em um dos principais órgãos ambientais do país.
Os interessados devem se preparar para o concurso seguindo o conteúdo das provas anteriores do Cebraspe, a fim de se familiarizar com a estrutura e estilo da banca organizadora.
Com as informações do Ibama
Foto: Ricardo Campos / Ibama