O Hospital Metropolitano Odilon Behrens promoveu nos últimos dias 22 e 23 de novembro, o 1° Simpósio de Odontologia Hospitalar, evento que contou com a presença de autoridades e diversos inscritos que lotaram o auditório com a intenção de refletir sobre a odontologia hospitalar na rede SUS-BH. Houve contribuição de profissionais que atuam na rede hospitalar 100% SUS em BH, como o Hospital Metropolitano Dr Célio de Castro, Santa Casa e Hospital Ciências Médicas.
Na abertura do evento, a superintendente do Odilon Behrens, Dra. Taciana Malheiros, destacou a importância da construção coletiva do simpósio e que o HOB é referência em odontologia hospitalar, realizando um trabalho muito importante a partir do pronto socorro odontológico (PSO).
“Desde o final da década de 1980, o HOB oferta atendimento de urgência e emergência em seu pronto socorro odontológico. Um complexo hospitalar que é um orgulho para o SUS de Belo Horizonte. Estamos presenciando um momento histórico para quem trabalha com odontologia hospitalar, pois a intenção desse evento é discutir os avanços da equipe de saúde bucal na rede SUS e reforçar a importância do cuidado em equipe”, destacou a superintendente do HOB.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o subsecretário Municipal de Atenção à Saúde, André Menezes, enfatizou a importância do evento e disse que o Odilon Behrens tem o DNA da odontologia hospitalar e destacou que o HOB é o grande responsável pelos ótimos indicadores que destacam a odontologia na rede SUS-BH.
“O HOB é um hospital que traz em seu DNA a história da odontologia hospitalar e, recentemente, Belo Horizonte recebeu um prêmio do CFO (Conselho Federal de Odontologia) que tenho certeza que só chegamos nos indicadores do prêmio devido aos números de excelência que HOB traz para a rede”, destacou André Menezes.
Diversos estudantes e profissionais da área puderam acompanhar palestras que abordaram desde temas específicos, como o avanço do uso da toxina botulínica terapêutica, até temas gerais sobre odontologia. Foram entregues kits com livros e materiais das palestras.
O gerente da unidade de odontologia do HOB, Dr. Herik Baião, avalia o evento positivamente e enfatiza a importância do evento para a odontologia hospitalar para a rede SUS-BH. “Este evento é um marco na história do HOB por se tratar do primeiro simpósio odontológico promovido desde a inauguração do serviço de odontologia no HOB em 1988. Através das palestras que abrangeram desde temas específicos à parâmetros gerais da odontologia hospitalar na rede de saúde bucal, os participantes puderam acompanhar a evolução e o dia a dia da odontologia hospitalar no Odilon Behrens e em outros hospitais da rede. Avalio positivamente o evento e nossa intenção é que ele simpósio aconteça anualmente”, destaca Dr. Herik.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte