O dia 9 de fevereiro, é marcado pela invenção de um dos esportes mais populares do Brasil. Foi nesta data que, em 1895, o vôlei foi criado pelo norte-americano William George Morgan. Inicialmente chamado de “Mintonette”, o esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1964.
No campo do esporte, há o centenário de um dos primeiros grandes ídolos do futebol brasileiro: o irreverente Heleno de Freitas. Nascido em 12 de fevereiro de 1925, o jogador conhecido pelo talento em campo e por sua personalidade intensa e polêmica foi personagem.
No mesmo dia (12), completam-se 10 anos da morte da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake. Conhecida por uma arte marcada pelas formas geométricas e cores vibrantes, ela teve sua história contada pelo História Hoje, da Radioagência Nacional, em 2016, pelo Repórter Brasil em 2015 e pelo Fique Ligado em 2020.
Ainda falando de artistas, há os 60 anos da morte do lendário cantor e pianista Nat King Cole em 15 de fevereiro. Em sua voz, canções como “Unforgettable” imortalizaram seu talento e impacto cultural. Muito de sua obra, que ajudou a popularizar o jazz, foi mostrada em programas das Rádios EBC como o Jazz Livre e o Momento Três.
Outras datas marcantes
A semana também tem datas históricas. Uma delas é os 35 anos da libertação de Nelson Mandela após 27 anos preso na África do Sul. O fato, que ocorreu em 11 de fevereiro de 1990, simbolizou um marco na luta pela igualdade racial e abriu portas para ele se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994. O episódio já foi contado pelo História Hoje, Na Trilha da História e Repórter Brasil.
Também em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, reforça a necessidade de combater barreiras históricas para promover o acesso igualitário das mulheres à ciência e já foi tema do Ciência é Tudo (da TV Brasil) e do Rádio Animada (da Rádio MEC).
Para fechar a semana, temos o Dia Mundial do Rádio em 13 de fevereiro. Uma homenagem ao veículo companheiro de muitas pessoas, a data criada pela Unesco em 2011 foi tema de matérias na Radioagência Nacional, Natureza Viva e Ciência É Tudo.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação/ FIVB