sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Lançamento da biografia de Cypriano Joseph da Rocha, fundador de arraial que originou o atual Sul do Estado, é destaque na maior feira literária do país

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o maior evento cultural da América Latina. É o local onde pessoas de todo o Brasil e até mesmo do exterior se encontram, exploram uma vasta gama de livros e histórias, além de participarem de debates e terem a oportunidade de conhecerem seus autores favoritos. É uma das grandes vitrines do mundo literário.

E é nesse cenário grandioso que na próxima sexta-feira, 6 de setembro, a partir das 14h, o autor português António Andresen Guimarães lança a obra “Cypriano Joseph da Rocha – Relato de uma vida entre Portugal e o Brasil na ‘Idade do Ouro’”. O ensaio biográfico retoma a trajetória de Cypriano Joseph da Rocha, ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, da Minas Setecentista e “fundador” de um Arraial que originou o atual Sul de Minas Gerais.

António Andresen Guimarães é hexaneto e biógrafo do homenageado. Sua vinda ao Brasil para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo marca o lançamento da edição brasileira pela Krauss, editora mineira sediada em Poços de Caldas, após sucesso da edição portuguesa. A história de Cypriano, nascido em Ponte da Barca, Alto Minho, está diretamente ligada ao surgimento do Sul de Minas, contada no conjunto de Cinco Cartas escritas por ele entre 4 de outubro de 1737 a 7 de janeiro de 1738.

Na ocasião, além do lançamento da edição brasileira, acontecerá a assinatura de um Acordo de Cooperação Turística Internacional entre a Quinta de Cypriano, no Norte de Portugal, representada por António Andresen Guimarães, e o Museu da Conversa Macanuda, MuCMac, no Sul de Minas Gerais, representado por Magda Krauss. Este espaço abrigará todos os fac-símiles das cartas oficiais e particulares do Ouvidor Cypriano e um polo de internacionalização do turismo literário do e no Sul de Minas Gerais, uma vez que já conta com cerca de uma centena de roteiros turísticos literários, como é o caso do Caminho do Ouvidor Cypriano, o COC. Também serão apresentados Programas de Leitura das Cartas de Cypriano em todo o Sul de Minas Gerais, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.

 

Serviço

Evento: Lançamento do livro Cypriano Joseph da Rocha, de António Andresen Guimarães

Realização: Krauss Editora e Livraria Loyola

Local: Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Data: 6 de setembro de 2024

Horário da Apresentação do Livro (Auditório Ziraldo): 14h às 15h

Horário da Sessão de Autógrafos (Rua E, Estande 18 da Loyola): 15h30 às 17h30

Com informações: divulgação

Fotos: divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version