Aos 16 anos, Gui Khury continua a escrever capítulos impressionantes no skate mundial. Reconhecido por suas conquistas no vertical — modalidade fora do programa olímpico — o jovem curitibano deu um passo decisivo rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028 ao estrear com destaque no skate park. Neste sábado (8), na semifinal da etapa de abertura do World Skate Tour, em Roma, Gui se tornou o primeiro atleta a executar com sucesso um giro de 900 graus em uma competição oficial da modalidade.
A histórica manobra, que consiste em dois giros e meio no ar, garantiu a Khury 92.38 pontos e o segundo lugar geral na classificação. O espanhol Egoitz Bijueska ficou à frente com 95.38, após apresentar um técnico 740 flip. A final masculina acontece neste domingo (9), com cinco brasileiros na disputa.
A competição feminina também teve presença marcante do Brasil, com cinco representantes nas semifinais. Apenas Isadora Pacheco avançou à final, na última vaga disponível, com 83.09 pontos. A atual campeã mundial, Raicca Ventura, não conseguiu encaixar suas voltas e ficou em décimo lugar. Dora Varella, Helena Laurino e Fernanda Tonissi também ficaram fora da decisão.
A japonesa Cocona Hiraki liderou a semi feminina com 88.30 pontos, confirmando o favoritismo para o ouro. A final deste domingo reunirá ainda atletas de França, Espanha, Austrália e outras três japonesas, consolidando o Japão como uma potência na modalidade.
Com desempenho histórico e olho no futuro olímpico, Gui Khury mostra que está pronto para fazer história também no park — agora, oficialmente.
Com informações do Globo Esporte / Foto: World Skate/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional