domingo, 24 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Guarda Municipal de Juiz de Fora acaba de ministrar treinamento para as corporações de segurança pública municipal de Lagoa da Prata, Ubá e São João del-Rei.  As Guardas destes municípios estão aptas a utilizarem a versão atualizada do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD 3), ferramenta digital de gestão de atendimento e despacho de ocorrências do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em Lagoa da Prata e São João del-Rei, foi feita toda a implantação do sistema. Já Ubá passou por migração do CAD 2 para o CAD 3, uma vez que o município já operava o sistema desde o último ano.

A experiência adquirida na implantação e uso da plataforma rendeu à Guarda Municipal de Juiz de Fora reconhecimento por parte do Ministério da Justiça, desenvolvedor do software. Hoje, ela é multiplicadora habilitada e já ministrou treinamento também para as Guardas de Barbacena, Ouro Preto, Ouro Branco, Poços de Caldas, Iguaba Grande-RJ, Guapimirim-RJ, Astolfo Dutra. Contando Juiz de Fora, onde inclui-se no treinamento feito pela Guarda a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), são 11 municípios e 15 agências atendidas, uma vez que em algumas localidades mais de um órgão foi capacitado, como no caso de Lagoa da Prata, onde também a Defesa Civil, aderiu ao sistema.

Além da capacitação para os operadores do sistema é feita a implantação do softwere. Conforme o subcomandante da Guarda Municipal de Juiz de Fora, Daniel Andrade, responsável pelo processo junto a outros municípios, o trabalho está em estágio avançado. “Terminamos a implantação, criando as agências, as regiões de atuação, todas as configurações dentro do CAD para que o sistema esteja rodando dentro dos municípios. De modo que todos já estão com o softwre ajustado, para pronta utilização”, explica.

O Sinesp-CAD é uma solução tecnológica disponibilizada gratuitamente pelo MJSP para os órgãos que compõe o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Após sua implantação, em setembro de 2022, a Guarda Municipal de Juiz de Fora experimentou uma significativa reorganização de fluxos, profissionalizando atividades e qualificando processos. A maior mudança se deu na mensuração precisa dos empenhos. Os relatórios gerados pelo sistema apuram dados estratégicos para o planejamento do trabalho em segurança preventiva municipal.

O intercâmbio de treinamento consolida integração com outras guardas municipais e reafirma a importância do investimento permanente em capacitação da Guarda Municipal de Juiz de Fora. Além de otimizar a própria dinâmica de trabalho, a Guarda está contribuindo para que outras Guardas também avancem na aplicação da tecnologia à sua rotina, se alinhem às diretrizes do governo federal e promovam o aperfeiçoamento de suas gestões.

Fonte e Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version