A Guarda Municipal concluiu a etapa de capacitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os cursos, que reafirmam o propósito cidadão da atuação da Guarda, são voltados para o fortalecimento do enfrentamento e a prevenção às violências em municípios que aderiram ao programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci-2) do Governo Federal.
Foram disponibilizadas mais de 60 mil vagas, em modalidade de educação à distância, para servidores efetivos e ativos das forças de segurança pública em todo o Brasil. O objetivo é incentivar o modelo de segurança comprometido com os eixos estruturantes do Pronasci, que buscam ampliar o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, o combate ao racismo estrutural e à violência de gênero; apoio às vítimas da criminalidade e o incremento do trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Para os participantes que concluíram todas as etapas de estudos, exercícios e realização de provas, o programa garante o pagamento de bolsa-formação no valor de R$ 900. Um incentivo a mais para os profissionais se manterem atualizados, por dentro das discussões do setor, das novas tecnologias aplicadas à segurança e, principalmente, em consonância com a premissa de respeito aos direitos humanos.
Este foi o segundo ciclo de capacitações de que a Guarda Municipal de Juiz de Fora participou. Os alunos aprofundaram conhecimentos em temas que contribuem para o fortalecimento do perfil de atuação estabelecido no modelo de Guarda Cidadã. Uma concepção teórica e operacional que aposta em ações baseadas no relacionamento e na proximidade com a comunidade a favor da prevenção, antes que em ações ostensivas e repressivas. Essa lógica moderna de fazer segurança, pelo viés da cultura de paz, rege a Guarda Municipal desde sua criação e confirma seu alinhamento com as prerrogativas do governo federal e do Pronasci para a segurança pública.
“Enfrentamento da desigualdade racial no Brasil”, “Tecnologias aplicadas à segurança”, “Violência contra mulheres e meninas: do enfrentamento ao protagonismo feminino na prevenção e redução da violência” e “Os municípios e a prevenção da violência: o papel da Guarda Municipal” foram os temas de cursos disponibilizados para a Guarda de Juiz de Fora.
Todo o processo de qualificação só foi possível a partir da adesão do município ao Pronasci 2. Em 2023, a prefeita Margarida Salomão assinou o termo de adesão, vinculando o município ao programa. Com a ação, Juiz de Fora se compromete a dar continuidade a projetos já desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), com vistas à redução da violência e à promoção da paz, ampliando as boas práticas de cidadania com foco na prevenção em segurança.
Fonte e foto a Prefeitura de Juiz de Fora