Foi realizado nesta terça-feira (05), em Miami, o sorteio dos grupos do novo Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá de 15 de junho a 13 de julho de 2025, em 11 cidades dos Estados Unidos. A competição, que pela primeira vez reunirá 32 equipes, terá a presença de gigantes do futebol mundial, incluindo quatro clubes brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.
O Palmeiras, tricampeão da Copa Libertadores, abriu o sorteio como cabeça de chave do Grupo A, junto com Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Internazionale de Milão (Itália). Já o Flamengo, atual campeão da Libertadores, figura como cabeça de chave do Grupo D, ao lado de Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra) e León (México). O Fluminense, por sua vez, ficou na chave F, junto com Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).
O Botafogo, que conquistou a Libertadores de forma inédita no último sábado (1º), caiu no Grupo B, que tem o Paris Saint-Germain (França) como cabeça de chave, além de Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (EUA).
O evento contou com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, que destacou a importância do torneio para o futebol mundial. “Este é um dia histórico, o dia do primeiro sorteio da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA”, afirmou o dirigente, celebrando a volta dos confrontos entre os principais clubes da Europa e da América do Sul, além da inclusão de times de outros continentes, o que remete aos antigos duelos da Copa Intercontinental.
Além de Infantino, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno também participou da cerimônia, apresentando ao público o troféu da competição. Idealizada por uma joalheria de luxo dos Estados Unidos, a taça é feita de ouro de 24 quilates e apresenta imagens históricas do futebol e os nomes dos 211 países membros da FIFA. Ronaldo, com seu jeito irreverente, comentou sobre a peça: “Por que não fez isso antes?”, brincou ao admirar a taça.
Os 32 times foram divididos em quatro potes com base nos rankings continentais, com os clubes cabeças de chave no Pote 1. O Botafogo, por ter sido o último time a se classificar, ficou no Pote 2. Outro ponto importante do sorteio foram as regras da FIFA, que impediram que equipes do mesmo país ficassem no mesmo grupo e que, exceto pela Europa, não houvesse mais de uma equipe de cada continente na mesma chave. Além disso, como o torneio será realizado nos Estados Unidos, os times desse país foram automaticamente posicionados nas Chaves A e B: o Inter de Miami no Grupo A e o Seattle Sounders no Grupo B.
O formato da competição prevê que os times disputem três jogos na fase de grupos, com os dois primeiros de cada chave avançando diretamente às oitavas de final, que serão disputadas em jogo único, com prorrogação e pênaltis, se necessário. O critério de desempate será o confronto direto entre os times empatados, uma novidade nos torneios da FIFA, seguido do saldo de gols marcados.
A final do Super Mundial de Clubes de 2025 acontecerá no MetLife Stadium, em Nova York, em 13 de julho, e promete ser um espetáculo de futebol mundial.
Grupos do Super Mundial de Clubes de 2025:
- Grupo A: Palmeiras, Porto (Portugal), Al-Ahly (Egito), Inter Miami (EUA)
- Grupo B: Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha), Botafogo, Seattle Sounders (EUA)
- Grupo C: Bayern de Munique (Alemanha), Auckland City (Nova Zelândia), Boca Juniors (Argentina), Benfica (Portugal)
- Grupo D: Flamengo, Espérance de Tunis (Tunísia), Chelsea (Inglaterra), León (México)
- Grupo E: River Plate (Argentina), Urawa Red Diamonds (Japão), Monterrey (México), Inter de Milão (Itália)
- Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul), Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- Grupo G: Manchester City (Inglaterra), Wydad Casablanca (Marrocos), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Juventus (Itália)
- Grupo H: Real Madrid (Espanha), Al-Hilal (Arábia Saudita), Pachuca (México), RB Salzburg (Áustria)
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação / FIFA