Na última sexta-feira, 27 de setembro, o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conduziu o segundo leilão de transmissão de 2024. O evento resultou em investimentos de R$ 3,35 bilhões para a construção de 783 km de novas linhas de transmissão de energia elétrica e subestações, além de contratos para garantir a continuidade dos serviços em empreendimentos já existentes.
Impacto no Setor de Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância do leilão: “Nos últimos leilões, trouxemos grandes investimentos em infraestrutura de transmissão para todo o país. Agora, além de novas construções, estamos garantindo segurança de suprimento e a continuidade dos serviços essenciais à sociedade, com foco na qualidade e modicidade tarifária.” Ele também enfatizou que o setor de energia elétrica é um indutor crucial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
A execução dos projetos gerará cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. A expansão do sistema inclui 783 km de novas linhas e uma ampliação da capacidade de transformação de 1.000 MVA com novas subestações.
Distribuição dos Empreendimentos
Os empreendimentos contemplados no leilão estão localizados em estados como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Eles foram divididos em três lotes, que registraram deságios médios de aproximadamente 50%. O prazo para a operação comercial dos novos empreendimentos varia de 42 a 60 meses, com concessões de 30 anos a partir da assinatura dos contratos.
Revisão no Lote 2
Em virtude das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o MME solicitou à Aneel a retirada do lote 2 do leilão. Essa medida visa mitigar riscos de implantação e problemas operacionais em caso de eventos extremos. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizará uma reavaliação dos traçados das linhas de transmissão e das localizações das subestações no estado. As revisões nos estudos devem ser concluídas ainda em 2024, com a expectativa de que esses empreendimentos sejam incluídos no próximo leilão, previsto para 2025.
Futuro dos Leilões de Transmissão
Para 2025 e 2026, estão programados mais três leilões de transmissão de energia elétrica. O MME decidiu que, no próximo ano, apenas um leilão será realizado, em outubro, enquanto em 2026 os certames estão agendados para os meses de abril e outubro, com o objetivo de manter a eficiência e a competitividade no setor.
Fonte e foto: Agência Gov