A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) concluiu, na sexta-feira (11/10), o evento Maiss Acesso. Em dois dias, a iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica (Inaff), partiu da necessidade de evidenciar a importância do empenho coletivo e individual, e da melhoria dos processos de trabalho para ampliar a utilização dos serviços pela população.
A abertura do evento contou com a participação da subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Juliana Ávila, da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Castro, do subsecretário de Regionalização, Renan Oliveira, e da chefe de gabinete da SES-MG, Marina Cury.
“Tivemos a honra de contar com a participação de mais duas subsecretarias, de Gestão Regional e de Redes de Atenção à Saúde, pois são as áreas de maior interface e sabemos que a SES só funciona quando todos os atores estão em diálogo e trabalhando em conjunto para subsidiar a formulação de políticas e atuar na execução de algumas delas”, destacou Juliana Ávila.
“Atualmente, temos quase 350 pessoas vinculadas à subsecretaria e esse espelhamento em nível regional chega a 1,2 mil pessoas. Precisamos que todos estejam alinhados com a mesma definição do que é o acesso à saúde, qual é o nosso propósito e de que forma podemos atuar para tornar esse acesso real”, explicou a subsecretária.
Em foco
O primeiro dia abriu espaço para abordar os principais desafios encontrados pelos usuários para acessar os serviços do SUS, entre eles os relativos à integralidade da assistência, à organização do fluxo de atendimento e à comunicação, enfrentados por todos os atores atuantes na construção do acesso, dos entes federados, aos profissionais que atuam na ponta, como também pelo próprio usuário.
Foram abordadas as estratégias para promover inovação em saúde e foram apresentadas as diretrizes para o Planejamento Tático da Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde para 2024 e 2025, entre outros projetos internos.
Maiss Acesso
O Maiss Acesso reuniu equipes de acesso a insumos e serviços de saúde, incluindo representantes do nível central e regional da SES-MG, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), e do Ministério da Saúde.
Uma das propostas foi, justamente, reforçar premissas do Sistema Único de Saúde (SUS) para tornar o acesso aos serviços cada vez mais universal para as pessoas, além de promover a integração da rede e avançar na comunicação com os usuários.
Pactuações na 312ª CIB
Outro destaque foi a realização da 312ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG). O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG),
Entre outros temas, a reunião colocou em pauta combate às arboviroses, imunização e o fim dos débitos ligados ao extrapolamento de teto de financiamento referentes a anos anteriores.
Fonte: Agência Minas
Foto: Rafael Mendes / SES-MG