sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), apresentou o “Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas: Dados 2021 a 2023”. O estudo, desenvolvido com o apoio técnico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), foi divulgado durante o seminário nacional “Um Novo Capítulo da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. Na mesma ocasião, foi lançado o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

De acordo com Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do MJSP, o relatório oferece uma “fotografia” atual do tráfico de pessoas no Brasil, baseada em dados fornecidos por diversos órgãos nacionais. Bernardes destacou que o documento não só apresenta informações quantitativas e qualitativas, mas também levanta questões sobre aspectos do crime que não estão nos registros oficiais.

Este é o sexto estudo sobre tráfico de pessoas no Brasil e segue o relatório anterior, que cobria dados de 2017 a 2020. O tráfico de pessoas é um crime amplamente subnotificado, com muitas vítimas hesitando em denunciar devido a medo, vergonha ou falta de informações sobre os mecanismos de denúncia.

Fonte e fotos: Rede Sociais

Compartilhe:
Exit mobile version