O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, lançou o “Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres”. A publicação tem como objetivo minimizar as vulnerabilidades da população idosa frente a catástrofes socioambientais, fornecendo informações sobre como identificar riscos e se preparar para possíveis desastres.
Com 50 páginas, o guia aborda desde conceitos gerais até orientações práticas, como elaborar um plano de preparação e ações a serem tomadas em casos de inundações, deslizamentos de terra e outros desastres. O documento também destaca os canais de socorro, como o Disque 100, que oferece um protocolo específico para esse público desde 2023.
Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, enfatiza que o guia visa garantir a segurança e integridade dos idosos, considerando suas particularidades e vulnerabilidades em situações de emergência. A publicação também recomenda a participação da população idosa em exercícios e simulações de desastres para aumentar sua proteção.
Fonte e Foto: Agência Gov