O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em uma ação conjunta com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Ministério da Saúde (MS) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Polícia Federal e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) vai recepcionar os brasileiros repatriados que chegam a Fortaleza e Belo Horizonte na sexta-feira (7/2), garantido o atendimento humanizado aos brasileiros que retornam ao seu país, cumprindo uma determinação do presidente Lula.
O MDHC tem equipes para recepcionar os repatriados no Aeroporto Internacional de Fortaleza e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Em Fortaleza, a equipe de acolhimento do MDHC será coordenada pela secretária-executiva do ministério, Janine Mello, e em Belo Horizonte pela ministra Macaé Evaristo.
A chegada do voo com os repatriados brasileiros em Fortaleza está prevista para às 15 horas desta sexta-feira. De lá, seguirá um voo da FAB até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com previsão de duração duas horas e meia.
O MDHC integra uma ação coordenada entre o Governo Federal, o Governo do Ceará, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, as prefeituras de Belo Horizonte, Confins e Lagoa Santa, e o Juizado da Infância e Adolescência, para realizar um atendimento humanizado para assegurar suporte e orientação a todos que necessitarem.
O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza, foi mobilizado para receber os brasileiros repatriados. O PAAHM do Aeroporto de Fortaleza é um serviço oferecido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), que conta com atendimento multidisciplinar e tem o objetivo de dar maior celeridade ao serviço migratório. Estão presentes equipes do MDHC, MRE, MS e MDS para o receptivo, oferecendo conforto e estrutura adequada, com acesso a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro próximo.
No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a concessionária BH Airport destinou a Sala de Autoridades, especialmente preparada para a recepção, oferecendo conforto e estrutura adequada, com acesso a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro próximo. No local, equipes habilitadas estarão disponíveis para prestar informações sobre serviços essenciais, incluindo procedimentos para matrícula na rede de ensino e regularização vacinal, garantindo um retorno seguro e assistido aos seus destinos finais.
O compromisso com o acolhimento digno reflete os esforços contínuos para assegurar que cada brasileiro repatriado receba a atenção necessária com respeito, cuidado e a garantia de seus direitos.
Fonte: Agência Gov
Foto: FreePik