O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, realiza nesta terça e quarta-feira (26 e 27 de novembro) um roadshow com concessionárias de todo o país para divulgar o programa AmpliAR. A iniciativa tem como objetivo atrair investimentos privados para a malha aeroportuária regional, melhorando a conectividade aérea e levando a expertise das concessionárias para regiões com infraestrutura limitada.
O programa AmpliAR prevê a gestão de aeroportos regionais por parte das concessionárias, que poderão incluir esses aeroportos em seus contratos de concessão. Em troca, haverá reequilíbrios contratuais, como a redução de outorgas ou a ampliação do prazo das concessões. Com R$ 5,3 bilhões em investimentos privados previstos, a proposta busca modernizar a infraestrutura aeroportuária dessas localidades e integrar ainda mais o Brasil à malha aérea nacional.
A primeira fase do programa foca em 51 aeródromos localizados na Amazônia Legal e no Nordeste, regiões com deficiências em infraestrutura. A escolha dos aeroportos que receberão investimentos segue os critérios do Plano Aeroviário Nacional (PAN), que avalia o custo-benefício social dos projetos.
Fonte e Foto: Agência Gov