O Governo Federal anunciou a destinação de R$ 45 milhões para o fortalecimento das ações de combate e prevenção a incêndios no estado do Mato Grosso. Os recursos oriundos do Fundo Amazônia serão utilizados para aquisição de um presidente e acessórios, capacitação de agentes públicos e possibilidades de campanhas educativas. A medida visa apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do estado, ampliando sua estrutura e capacidade operacional.
O projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi aprovado pela diretoria do Banco na última quinta-feira, 23. Mato Grosso se junta a outros estados da Amazônia Legal que já receberam apoio para ações de combate a incêndios florestais, somando um total de R$ 405 milhões do Fundo Amazônia.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que o apoio do Governo Federal é fundamental diante dos eventos climáticos extremos que acarretam o risco de incêndios. O objetivo é fortalecer ações integradas para proteger os biomas e comunidades locais, além de mitigar os impactos ambientais causados pelo desmatamento e pelas queimadas ilegais.
Fonte e Foto: Agência Gov