O Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), aprovou a criação da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi formalizada durante a última reunião do ano da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília. A nova rede tem como objetivo garantir o acesso integral à saúde bucal, proporcionando um atendimento mais completo e integrado.
A criação da RASB vai possibilitar que os cidadãos tenham um caminho mais direto e eficiente para os serviços de saúde bucal, com maior conexão entre diferentes níveis de cuidado e equipes especializadas. O fortalecimento dessa rede é um avanço importante para ampliar a assistência aos usuários do SUS.
Além disso, o orçamento destinado à área de saúde bucal teve um crescimento significativo. O valor passou de pouco mais de R$ 1 bilhão, em 2022, para mais de R$ 4,5 bilhões, em 2024, permitindo a expansão e melhoria dos serviços oferecidos.
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Laísa Queiroz/MS