O Governo Federal, por meio de vários órgãos, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o intuito de impulsionar o etnoturismo e o ecoturismo em comunidades indígenas. A parceria envolve a Embratur, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O objetivo é promover ações que contribuam para a valorização das culturas, tradições e saberes indígenas.
O acordo visa, ainda, a conservação da sociobiodiversidade e o fortalecimento da integração econômica dos povos indígenas, através da geração e distribuição de renda. A promoção de experiências turísticas responsáveis e de base comunitária será uma das frentes de trabalho, com foco na melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas.
Além disso, o ACT busca apoiar a comercialização de produtos turísticos e a valorização dos territórios indígenas no Brasil e no exterior, promovendo o protagonismo das comunidades e ampliando suas oportunidades no mercado turístico.
Fonte e Foto: Agência Gov