sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

As dificuldades para conciliar estudo e trabalho, os desafios enfrentados na vida adulta e familiar, sugestões de adequações e mudanças na parte pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de capacitação para o mercado de trabalho, foram alguns dos temas discutidos entre 73 jovens das escolas estaduais de Manhuaçu e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, durante a Roda de Conversa realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), na segunda-feira (19), em Manhuaçu, na Zona da Mata.

Durante a conversa, o secretário destacou a estrutura organizacional do Estado e da pasta, que atende cerca de 1,6 milhão de estudantes, além de explicar as atribuições e missão da SEE/MG.

“Nosso objetivo é sempre ouvir os nossos estudantes para entender as necessidades e fazer as adequações necessárias para que eles permaneçam em sala de aula e concluam os estudos e possam trilhar um futuro promissor com uma qualificação profissional para serem absorvidos no mercado de trabalho”, declarou Igor.

Na EJA, este desafio é ainda maior, pois grande parte dos jovens precisa trabalhar para ajudar os pais ou já são casados e têm o dever de sustentar a família. Por isso, a SEE/MG mantém um olhar atento ao diálogo para construir políticas públicas assertivas para o presente e também para o futuro das novas gerações.

Tainá da Silva Almeida, estudante do 3º período da EJA na Escola Estadual de Manhuaçu, o antigo Polivalente, é um desses exemplos. Ela retomou os estudos em 2023, após um período fora da sala de aula.

“Tenho um pai de 82 anos, sou casada, trabalho e preciso acordar muito cedo todos os dias para dar conta da rotina. Voltei a estudar porque sei que com os estudos vou conseguir me qualificar e ter um emprego melhor no futuro. Por isso, decidi retomar e concluir os estudos, mesmo diante das dificuldades”, destacou a jovem.

Vistorias em Manhuaçu

Além do encontro, a equipe da SEE/MG vistoriou o novo prédio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, que agora funciona em um ambiente moderno, agradável e acolhedor para os servidores. A nova sede é uma conquista da regional, que por muitos anos funcionou em um prédio antigo da cidade. Na unidade, Igor se reuniu com os servidores, celebrando a conquista da rede.

Ainda no município, Igor de Alvarenga vistoriou as instalações da Escola Estadual Antônio Welerson, reformada com recursos do projeto Mãos à Obra na Escola, que revolucionou a infraestrutura da rede estadual e transformou a realidade da educação mineira como um marco da gestão do governador Romeu Zema.

A Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho também foi vistoriada pela equipe técnica da SEE/MG, que conheceu as instalações da unidade escolar.

Fonte: Agência Minas

Foto: SEE-MG / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version