O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, apoiou a instalação de uma nova unidade da indústria de Nutrição e Saúde Animal da dsm-firmenich, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve presente na inauguração na quinta-feira (17/10).
A nova planta da dsm-firmenich envolveu um investimento privado de aproximadamente R$ 60 milhões. A área construída tem 12 mil metros quadrados e se soma ao espaço atual de 40 mil metros quadrados da empresa. A previsão de produção é de 100 mil toneladas por mês a partir de agora, com expectativa de geração de novos empregos.
O governador Romeu Zema destacou a relevância da instalação da nova empresa no município de Sete Lagoas para a geração de empregos na região e para o desenvolvimento da atividade agrícola.
“É uma indústria extremamente importante, primeiro pelo investimento, pela melhoria, pela tecnologia que ela traz e também pela geração de empregos. Vamos ter aqui, aproximadamente, 300 pessoas empregadas”, disse o governador de Minas Gerais.
“A nova unidade vai melhorar e muito a produtividade de milhares de produtores rurais no estado. Então, ter uma indústria dessa em Minas Gerais é estratégico. A atividade agrícola no estado, juntamente com a pecuária, tem sido a maior locomotiva de crescimento da nossa economia. No ano passado, batemos recorde de produção, de exportação e essa indústria é estratégica para que esse movimento continue acontecendo” concluiu Zema.
Atração de Investimentos
Desde o início das tratativas, a Invest Minas desempenhou um papel fundamental na viabilização do projeto. A agência forneceu informações sobre os benefícios fiscais e competitivos de Minas Gerais, estabeleceu conexões estratégicas com a Delegacia Fiscal e facilitou parcerias essenciais junto à Cemig para assegurar a infraestrutura necessária ao funcionamento da unidade.
“A maior política pública do Governo de Minas é a geração de emprego e renda para nossa população. E isso só funciona com o protagonismo do setor privado”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“Minas hoje é um dos grandes mercados abertos da América Latina, porque aqui guiamos nossa gestão a nível das maiores economias do mundo, onde o Estado evita impor barreiras desnecessárias e disponibiliza ferramentas para o crescimento das empresas”, ressaltou Passalio.
“A instalação da dsm-firmenich demonstra como Minas Gerais se destaca como destino para investimentos estratégicos. A Invest Minas continuará trabalhando para conectar empresas com o nosso ecossistema local, garantindo crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e aumentando as oportunidades de trabalho para mineiros e mineiras”, garante o diretor-presidente da agência, João Paulo Braga.
A empresa
A dsm-firmenich é o resultado da fusão entre a Royal DSM, multinacional holandesa especializada em ciências da vida e nutrição, e a Firmenich, empresa suíça líder em perfumes e aromas. A união, realizada em 2023, formou um gigante global nos setores de nutrição, saúde, perfumaria e beleza, reunindo mais de 150 anos de inovação e contando com cerca de 30 mil colaboradores em todo o mundo.
No Brasil, a DSM fortaleceu sua atuação em 2013 com a aquisição da Tortuga, especializada em suplementos para pecuária, e em 2022, com a compra da Prodap, empresa mineira de tecnologia e nutrição animal voltada para eficiência e sustentabilidade na pecuária.
Já a Firmenich traz uma tradição suíça na criação de perfumes e sabores, com expertise em desenvolver experiências sensoriais e soluções para o setor de cosméticos e alimentos.
Fonte: Agência Minas
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG