O Governo de Minas Gerais está impulsionando a infraestrutura rodoviária do estado com a publicação de mais de R$ 1,4 bilhão em licitações para obras e melhorias logísticas entre julho e outubro deste ano, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A previsão é que esse valor atinja R$ 1,7 bilhão até o final do ano, com novos editais a serem lançados.
Cerca de R$ 700 milhões serão destinados a contratos de conservação e manutenção permanente de mais de 6 mil quilômetros de rodovias, divididos em dez lotes que atenderão diversas regiões do estado, incluindo Belo Horizonte, Ubá e Uberlândia. A licitação para o início dos serviços está programada para outubro.
Um dos destaques das obras é a retomada da construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no Norte de Minas, orçada em R$ 173 milhões, um projeto aguardado pela população há mais de 70 anos. As propostas para essa obra serão abertas em 29 de outubro. Outro projeto importante em andamento é a recuperação da MG-424, que se estende por 50 quilômetros na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, destaca que o volume de investimentos em infraestrutura tem crescido significativamente nos últimos anos, especialmente após o lançamento do Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década. Tavares acredita que essas melhorias nas rodovias trarão benefícios diretos para a economia e para a sociedade, promovendo mais produtividade e competitividade.
O setor de construção pesada em Minas Gerais também se mostra otimista com o aumento das obras e novos negócios, segundo Bruno Baeta Ligório, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado. Ele ressalta a eficácia dos novos contratos de manutenção e conservação em comparação aos modelos anteriores, com resultados visíveis para a população.
Adalcir Ribeiro Lopes, empresário do setor de transporte rodoviário de carga, destaca que as melhorias na infraestrutura estão contribuindo para a segurança e eficiência das rodovias, reduzindo custos operacionais como frete, tempo de viagem e manutenção de veículos.
A expectativa de investimentos em infraestrutura rodoviária tem o potencial de criar até 37 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, segundo análises econômicas. No entanto, Victório Semionato, diretor do Conselho de Infraestrutura da Fiemg, alerta para a necessidade de mão de obra qualificada, um desafio que pode impactar a produtividade e os custos das obras.
O cenário atual em Minas Gerais revela um comprometimento do governo com a melhoria das rodovias, prometendo benefícios significativos para a mobilidade e a economia do estado.
Fonte e foto: Agência Minas