Minas Gerais tem muito a celebrar com os resultados alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nesta edição, que registrou um número recorde de concluintes da rede pública inscritos, os estudantes da rede estadual contaram com o suporte do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Os jovens tiveram acesso a recursos e iniciativas que aprimoraram seu desempenho, evidenciando o compromisso do Estado com uma educação de qualidade.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta semana, evidenciam o desempenho de destaque dos estudantes mineiros na redação do Enem 2024. Dos 12 estudantes em todo país que alcançaram o resultado máximo na redação (1.000 pontos), a única participante vinda de escola pública a atingir essa marca já passou pela rede estadual: Samille Malta, ex-estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, em Virginópolis.
Minas Gerais também se sobressaiu e, não por acaso, o estado foi campeão entre redações com notas entre 980 e mil, com 331 estudantes mineiros. A rede pública também está na liderança nessa faixa de pontuação, com 30 estudantes, apenas dois a menos que o Ceará.
Já com relação às pontuações entre 950 e 980, novo destaque nacional: 4.397 estudantes obtiveram as notas. Considerando especificamente a rede pública, Minas segue no ranking principal, com 590, logo após os estudantes cearenses. Os resultados reafirmam a qualidade da educação pública no estado.
O governador Romeu Zema destaca que o sucesso obtido é fruto de uma série de esforços, com foco na formação, infraestrutura e fortalecimento da rede pública de ensino.
“Esse resultado é reflexo do trabalho conjunto de professores e gestores comprometidos em oferecer uma educação pública de qualidade. Minas é um exemplo para todo o país com o desempenho alcançado e também para mostrar que a valorização e os investimentos mudam a vida dos estudantes, que se mostram mais preparados para o futuro”, afirma. “Destaco também a série de iniciativas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, para melhorar a formação docente, a infraestrutura escolar e a aprendizagem dos estudantes”, acrescenta Romeu Zema.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga também destaca as diversas iniciativas do Governo de Minas para estimular a aprendizagem.
“Essa conquista é fruto de todas as ações e políticas educacionais que implantamos, e estamos muito felizes com este resultado. Os simulados, testes de redação e aulas ao vivo, que foram realizados de forma inédita, contribuíram diretamente para o resultado”, enfatiza.
Tecnologia a serviço da Educação
Um dos grandes avanços de 2024 foi a implementação da plataforma Enem MG, em parceria com a editora Estudo Play, que beneficiou mais de 264 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A plataforma ofereceu correção de redação por Inteligência Artificial, trilhas formativas, simulados aulas e relatórios detalhados.
Foram realizados dois grandes simulados, replicando as condições do exame oficial, com a participação de mais de 150 mil estudantes em cada. As correções foram feitas com o apoio da Inteligência Artificial, proporcionando avaliações rápidas e detalhadas.
Pedro Vitor Carvalho, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual São Sebastião, em Cruzília, no Sul de Minas, foi um dos beneficiados da plataforma e obteve 980 pontos na redação. “É uma emoção muito grande ter tirado uma boa nota de redação e ter ido bem ao longo da prova. Quero fazer medicina para poder ajudar as pessoas e fazer do mundo um lugar melhor”, comenta.
Além disso, quatro testes de redação ajudaram mais de 125 mil estudantes a aprimorar suas habilidades de escrita. Aqueles que obtiveram notas acima de 900 foram convidados para oficinas exclusivas para refinar ainda mais suas competências.
Para Marina Guedes, da Escola Estadual Interventor Alcides Lins, em Curvelo, que além de estudar também trabalhava, todo o esforço valeu a pena. Ela obteve 960 pontos na redação. “Eu gostei muito do tema da redação. O tema, não só por ser uma questão social, achei muito interessante principalmente por eu ser negra. Eu vivo essa questão e vejo a importância de falar nas escolas sobre a verdadeira herança africana, e não só a questão escravocrata”, afirma.
Maratona Enem e entrega de certificados
Outra iniciativa em destaque foi a Maratona Enem, que ofereceu aulas ao vivo pelos canais do YouTube da SEE/MG, além da programação da Rede Minas para toda a população mineira.
Também foram realizados quatro aulões presenciais em diversas regiões, transmitidos ao vivo. Cerca de 95 mil certificados do Sisu foram entregues aos estudantes que participaram dos simulados e atingiram notas suficientes para ingressar em universidades públicas. Os certificados foram emitidos com base nos resultados do simulado, com o objetivo de reconhecer o desempenho e incentivar a continuidade dos estudos.
Apoio logístico
Para garantir a participação de cerca de 36 mil estudantes no Enem, o Governo de Minas investiu R$ 25 milhões em transporte e hospedagem, cobrindo alimentação e estadia para aqueles que residem em cidades onde o exame não foi aplicado.
Outras iniciativas
No início de 2024, a SEE/MG intensificou ações para garantir que todos os estudantes pudessem se inscrever no Enem por meio da campanha Jovem+Cidadão – Seu CPF na mão, garantindo que todos emitissem o CPF, essencial para a inscrição e solicitação de isenção da taxa.
Além disso, a secretaria desenvolveu o Caderno Pedagógico – Complemento Enem para Projeto de Vida, alinhando o currículo escolar às exigências do exame, orientando educadores a ajudarem os alunos a perceberem o Enem como parte de seus projetos de vida.
Fonte: Agência Minas
Foto: SEE-MG / Divulgação