Uma grande festa com shows, DJs, intervenções artísticas, videomapping e espetáculo de drones será promovida na Virada da Liberdade 2025. Em sua terceira edição, a programação gratuita, que acontecerá no dia 31/12 no Circuito Liberdade, foi lançada na manhã da quinta-feira (19), no Palácio da Liberdade.
A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH).
A Virada da Liberdade celebra a chegada do Ano Novo e posiciona Belo Horizonte como um dos principais destinos de fim de ano do país. “Nós passamos a virada de ano celebrando a nossa cultura, o que nós somos diferentes em relação aos outros lugares, e é isso que faz a Virada da Liberdade ser um sucesso assim como o Natal da Mineiridade”, comemorou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.
O projeto destaca a diversidade cultural mineira, a partir das artes visuais, da música, da dança e da nossa cozinha, atraindo mais visitantes para Belo Horizonte e para o Circuito Liberdade. “O evento consolida a Praça da Liberdade como símbolo da nossa tradição e da nossa mineiridade e como o principal espaço público para festas de fim de ano da nossa capital. Ficamos muito felizes de ver as famílias e a população de Belo Horizonte participando desse espaço”, acrescentou a gerente de comunicação da Cemig, Hannah Drummond.
A festa que já se inseriu no calendário da cidade também contribui para aquecer o comércio e estimular a geração de emprego e renda. “Nossa expectativa é que, neste mês, as festividades gerem um incremento de R$ 2,5 bilhões na nossa economia, um valor significativo que é revertido em manutenção de postos de trabalho, circulação de renda e boas perspectivas para o próximo ano”, pontuou a Superintendente Institucional na CDL/BH, Lidiane Rosenburg Tostes.
A Virada da Liberdade conta realização e direção geral da Nossa Senhora das Produções e curadoria de drones promovida pela Festa da Luz.
O evento contará com dois palcos principais. No Palco Gerais, a programação começa às 19h, com Mary Pops, seguida de show de Iza Sabino e Orquestra Gafieira Etc & Tal, finalizando com a Percussão Circular. Nos intervalos o agito fica por conta da DJ Ed @bsurda.
Já no Palco Minas, a festa terá início com o grupo Congadar, às 19h. Em seguida, quem comanda é o Samba Clube de Thiago Delegado. A festa continua com a banda do bloco Chama o Síndico. Na sequência, o rapper FBC vai mostrar sua mistura única de hip-hop e house. Nos intervalos, a DJ Black Josie mantém a vibração do público.
Nas Alamedas, apresentações com o Bloquim DuBem, às 18h. Em seguida, será a apresentação do Bloco Afro Magia Negra. Os grupos Afoxé Illé Odara e Estagiários Brass Band assumem o palco na sequência. No Lounge IEPHA, o DJ Krioka comanda a pick-up das 19h às 23h30.
Show de drones e videomapping
Uma das grandes atrações será um deslumbrante show de drones, que iluminará o céu de Belo Horizonte com uma performance inédita com 400 drones e 15 formações de imagem. Além disso, o artista digital Homem Gaiola (Rafael Cançado) realizará uma performance audiovisual única, criando imagens e projeções com influência da cultura afro-brasileira.
Programação
Palco Minas
19h – 19h50: Mary Pops;
19h50: DJ Ed @bsurda;
20h10 – 20h40: Iza Sabino;
20h40: DJ Ed @bsurda;
21h: Orquestra Gafieira Etc & Tal;
22h: DJ Ed @bsurda;
22h15 – 23h30: Percussão Circular;
Palco Gerais
19h –20h10: Congadar;
20h10 – 20h30: DJ Black Josie;
20h30 – 21h30: Samba Clube;
20h40 – 21h50: Chama o Síndico;
21h40: DJ Black Josie;
22h10 – 23h30: FBC;
Lounge Liberdade (Palácio e Alamedas)
- 18h – Bloquim DuBem (em frente ao Palácio);
- 20h – Bloco Afro Magia Negra apresenta Yiaminas;
- 21h – Afoxé Illé Odara;
- 23h – Estagiários Brass Band;
Lounge Boas Energias
- 19h às 23h30 – DJ Krioka;
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura de Turismo de Minas Gerais
Foto: Paulo Lacerda