O governo federal estuda a possibilidade de reduzir o Imposto de Importação para determinados alimentos, com o objetivo de reduzir os preços no mercado interno. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou, nesta sexta-feira (24), que a medida está sendo comprovada e que os estudos estão em andamento para garantir a paridade com os preços internacionais. Segundo ele, a redução da tarifa aumentaria a importação e ajudaria a equilibrar o preço interno com o praticado no exterior.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que uma ação semelhante foi realizada no ano passado, quando a tarifa de importação de arroz foi zerada para garantir o abastecimento do mercado, após as enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da oferta nacional. Fávaro afirmou que a medida não visa uma intervenção excessiva no mercado, mas garante que os preços internos dos alimentos não sejam mais altos do que os praticados internacionalmente.
A proposta está sendo discutida como uma forma de tornar os alimentos mais acessíveis, sem afetar a competitividade do mercado, e reforçar a importância de garantir que os preços no Brasil não fiquem dessalinizados com os do exterior.
Fonte e Foto: Agência Brasil