Nesta segunda-feira (25), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou as ordens de serviço que marcam o início das obras de pavimentação, melhoria e realocação de aldeias ao longo da BR-156, rodovia essencial para conectar o Amapá ao restante do Brasil. A cerimônia, que aconteceu em São José de Oiapoque, contou com a presença de autoridades locais e federais, incluindo o ministro da Integração, Waldez Góes, o governador do Amapá, Clécio Luís, e os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
O investimento na rodovia é um marco para a infraestrutura do estado, com um aporte de cerca de R$ 623 milhões, provenientes do Novo PAC. Esse valor abrange dois trechos da BR-156: o trecho norte, entre Macapá e Oiapoque, que receberá investimentos de aproximadamente R$ 340 milhões, e o trecho sul, que liga Macapá a Laranjal do Jari, com cerca de R$ 283 milhões. A pavimentação nos dois trechos, somando 116,14 quilômetros, visa promover um avanço significativo na mobilidade e no desenvolvimento regional.
Realocação das aldeias indígenas e sustentabilidade
Uma das principais inovações desta etapa das obras é a realocação de sete aldeias indígenas localizadas ao longo do trecho norte da rodovia. As comunidades Tukay, Samaúma, Ywawka, Ahumã, Estrela, Karià e Anawerá, que estavam em risco devido à proximidade com a estrada, serão realocadas em novos locais. A proposta de realocação recebeu apoio das lideranças indígenas, com a garantia de reconstrução das vilas, em um investimento de R$ 65 milhões.
Renan Filho destacou que a medida atende à demanda histórica das comunidades indígenas, garantindo que as obras de pavimentação e a realocação das aldeias ocorram em paralelo. A supervisão das obras será realizada em conjunto com os representantes das comunidades, assegurando que o desenvolvimento aconteça de forma inclusiva e respeitosa às necessidades locais.
Expectativas para o desenvolvimento econômico e social
A pavimentação da BR-156 tem um impacto estratégico para o Amapá, não apenas pela melhoria das condições de transporte dentro do estado, mas também por sua importância logística para o Brasil e para a Guiana Francesa. A via é vital para o escoamento da produção agrícola, mineral e de outros produtos essenciais, conectando o Amapá ao restante do país e facilitando o acesso a mercados externos.
A rodovia também representa uma chave para o desenvolvimento social e econômico, ao melhorar o acesso e reduzir o isolamento da população. Com a pavimentação, o tempo de viagem será consideravelmente reduzido, aumentando a segurança e a qualidade do transporte dentro e fora do estado. Atualmente, os moradores do Amapá enfrentam grandes desafios devido à falta de asfaltamento, o que impõe riscos e dificulta o acesso a outros estados.
Avanços na infraestrutura rodoviária
Além das obras na BR-156, o Amapá tem experimentado avanços significativos na melhoria da infraestrutura rodoviária. De acordo com o Índice de Condição de Manutenção (ICM) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as rodovias federais do estado atingiram 98,4% de bom estado de conservação, um crescimento expressivo em relação ao índice inferior a 40% registrado em 2022. Renan Filho ressaltou que os investimentos realizados são parte de um compromisso do governo federal, que garantiu um orçamento de R$ 1 bilhão por ano para o estado, com R$ 600 milhões destinados para a melhoria da infraestrutura rodoviária em 2024.
Um sonho realizado para os amapaenses
A assinatura das ordens de serviço foi celebrada como um “sonho realizado” para a população do Amapá, conforme destacou o governador Clécio Luís. Para ele, a pavimentação da BR-156 e a inclusão das demandas das comunidades indígenas representam uma grande conquista para o estado e uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento local, regional e nacional.
Com os investimentos em infraestrutura rodoviária, o Amapá caminha para um futuro mais conectado e integrado ao Brasil, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico sustentável para as próximas gerações.
Com as informações do Ministério dos Transportes
Foto: Márcio Ferreira / MT