No início da tarde de quinta-feira (6/2), o governador Romeu Zema se reuniu, em Belo Oriente, com diretores e representantes da concessionária Nova União, vencedora da licitação da BR-381.
Na oportunidade, Zema colocou o Governo de Minas à disposição, no que estiver ao alcance do Estado, para contribuir para as obras avançarem.
“Estou muito esperançoso em relação à empresa que vai tomar conta da BR-381. Essas obras, que muitas vezes foram anunciadas por diferentes administrações federais, nunca tinham saído do papel”, disse.
“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguirmos, juntos, uma agilidade nas obras, para trazermos conforto e segurança para os mineiros. Qualquer processo que depender de ação do Estado, como licenciamento ambiental, será tratado com prioridade total e eu irei acompanhar pessoalmente para ter a máxima agilidade”, destacou o governador Romeu Zema.
Reivindicação antiga do Governo de Minas, as obras de melhoria e duplicação na rodovia foram pauta recorrente e prioritária na atual gestão.
Desde 2019, em diferentes ocasiões, a concessão da BR-381 vinha sendo solicitada à União diretamente pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus, com o respaldo das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e de Casa Civil (SCC), visando uma solução definitiva para essa demanda histórica, que vai beneficiar todos os mineiros.
Desenvolvimento econômico
A BR-381/MG é uma importante estrada que permite a interligação de Minas Gerais com estados da Bahia e do Espirito Santo, onde estão localizados complexos portuários fundamentais para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas.
Além de melhorar a infraestrutura e a mobilidade, a previsão é que a concessão deverá gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a criação de novos postos de trabalho em Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas
Foto: André Cruz / Digital MG