O governador Romeu Zema foi empossado neste sábado (15/2) como presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). A escolha reconhece o trabalho do chefe do Executivo mineiro em prol dos mineiros e do Estado. Zema expressou sua honra pela homenagem, destacando a importância da preservação da cultura e do patrimônio histórico de Minas Gerais, e ressaltou o apoio do Ministério Público para a restauração de monumentos, como o Palácio da Liberdade.
Durante a cerimônia, Zema também recebeu a medalha João Pinheiro, o diploma de honra da Casa João Pinheiro e um troféu com um Almocrafe, ferramenta histórica da mineração. O governador mencionou a recente conquista do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como patrimônio da humanidade pela Unesco, uma vitória que contou com o apoio do Estado, através de diversas secretarias.
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, fundado em 1907, desempenha um papel crucial na preservação da história e das tradições culturais do Estado. O presidente do IHGMG, José Carlos Serufo, destacou a importância da instituição, lembrando a figura do doutor João Pinheiro da Silva, que fundou o instituto com a missão de preservar os valores e a história de Minas Gerais. Zema é o décimo governador a ocupar a presidência de honra da instituição.
Fonte:Agência Minas