O golpe conhecido como “romance scammer” ou estelionato sentimental virtual envolve criminosos que fingem ser outra pessoa para enganar suas vítimas. Os golpistas se aproximam enviando mensagens nas redes sociais, fingindo ser pessoas bem-sucedidas. Eles enviam mensagens diárias, demonstrando atenção e carinho, e fazem ligações para parecerem reais. Após conquistar a confiança da vítima, inventam desculpas para pedir dinheiro emprestado para uma emergência.
Segundo dados da pesquisa “Era Golpe, Não Amor”, 4 em cada 10 brasileiras dizem já ter sofrido algum golpe de namoro virtual ou conhecem alguém que foi vítima. Além das perdas financeiras, existem outras consequências, como a desistência de procurar um relacionamento ou a necessidade de procurar ajuda psicológica.
Para prevenir esses golpes, é recomendado evitar revelar detalhes pessoais logo no início do contato, pesquisar o nome do perfil em buscadores e redes sociais para verificar a consistência das informações e ter cuidado com e-mails e mensagens suspeitas. Ao perceber que foi vítima de um golpe, é importante preservar as provas do crime, como prints de conversas e comprovantes de transferências, e fazer um Boletim de Ocorrência ou solicitar um pedido de instauração de inquérito policial.
Fonte e Foto: defensoriamineira