domingo, 15 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ginásio do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Eldorado, foi palco, na manhã de sábado (14/12), do Festival Pequenos Ginastas de Trampolim. Durante o evento, 480 crianças e jovens se apresentaram para visitantes e familiares, recebendo medalhas pelas suas performances ao longo do ano, seja em campeonatos ou pelos avanços nos treinos. A prefeita Marília Campos esteve presente.

A ação no Eldorado foi a última envolvendo os núcleos de Ginástica de Trampolim na cidade. Anteriormente, o evento também aconteceu ao longo da semana nos núcleos dos bairros Tropical, Funcionários, Ressaca, Nova Contagem e Industrial, sempre com o brilho dos ginastas. “Vamos construir novos centros poliesportivos para expandir este esporte”, anunciou Marília, destacando o investimento de cerca de R$ 200 mil pela Copasa no projeto do próximo núcleo de Trampolim, que será no bairro Nacional. “Vamos manter e ampliar o Trampolim, pois sabemos o quanto este projeto é importante e impacta a vida de crianças e jovens”, afirmou.

Marília fez questão de entregar as medalhas juntamente com o vice-prefeito, Ricardo Faria, e a secretária de Esporte e Lazer, Danielle Máximo. Emocionada, ela se dirigiu aos ginastas e seus familiares: “A gente tem apostado na ginástica há muito tempo, e ela foi crescendo com o passar dos anos, colhendo frutos. Isso se deve à dedicação da Cristina Trópia (coordenadora) e a uma equipe muito competente. Parabéns a todos que fazem deste programa um sucesso”, disse.

“Entusiasmo e expectativa de se apresentar”

Letícia Moreira Bitencourt, 9 anos, foi uma das que se apresentou em equipe com a série de solo, piruetas, rolamento grupado e galope. Acompanhada de perto pela mãe, Graziela Moreira, e pelos avós, Maria Aparecida Souza e Edmar Moreira, Letícia destacou sua empolgação: “A expectativa era grande, de mostrar tudo o que já aprendi. Desde que iniciei, estou gostando muito, pois a gente exercita bastante o corpo e faz novas amizades”. Ela estuda no quinto ano do Colégio Elizabeth Kalil e faz aulas no projeto pela manhã, dois dias por semana.

Graziela, orgulhosa da filha, lembrou que esperou cerca de oito meses para conseguir uma vaga no projeto de Ginástica de Trampolim e, desde o início, tem visto a evolução diária de Letícia, com muito empenho e dedicação.

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, informou que o projeto, criado em 1998, atualmente possui seis núcleos e atende a 1.200 crianças, sendo reconhecido pelo alto nível técnico e pelo foco social e esportivo. “Só neste ano, a equipe de competição foi premiada com 220 medalhas em campeonatos nacionais e internacionais”, contou ela, agradecendo os apoios da Prefeitura de Contagem, da parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), e de empresas como Cemig, ArcelorMittal, New Rolland e Banco CNH Industrial, que contribuem financeiramente por meio das leis de incentivo ao esporte.

O projeto Ginástica de Trampolim

A Prefeitura, em parceria com a AGTC, oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para mais de mil jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.

Atualmente, as atividades ocorrem em seis núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e nos CEUs das Artes do Ressaca e de Nova Contagem.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum/PMC

Compartilhe:
Exit mobile version