domingo, 24 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta segunda-feira, 4, o projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) promoveu um encontro com os pais dos alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Nova Era. O objetivo da reunião foi sensibilizar e orientar os responsáveis sobre o trabalho realizado nas escolas em relação ao bullying e ao racismo.

Durante a reunião, foram discutidos os sinais que as crianças podem apresentar caso estejam sofrendo bullying, como recusa em ir à escola, isolamento, choro, falta de interesse em atividades que antes gostavam e mudanças repentinas de comportamento. “É fundamental acolher quem sofre e deixar claro que essas práticas são crimes”, enfatizou a GM Medeiros, coordenadora do Gape.

Com a nova legislação, publicada em 2024, as punições para essas situações tornaram-se mais claras. O Gape reconhece a importância de orientar os pais, promovendo uma rede de apoio composta por escola, família, órgãos públicos e sociedade civil, para que crianças e adolescentes se sintam acolhidos e protegidos em todos os ambientes.

A atividade realizada com os pais reforça um dos objetivos previstos no primeiro Guia de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar da Cidade de Juiz de Fora, lançado no ano passado pela Prefeitura. O guia tem como propósito conscientizar e orientar gestores, docentes, estudantes e a comunidade sobre segurança e condutas dentro das unidades escolares do município.

Numa iniciativa pioneira, o Guia busca contribuir para que a comunidade escolar esteja preparada para identificar situações de risco e acionar de forma eficaz os canais e estruturas de atendimento. Além disso, estabelece caminhos para a colaboração em rede na prevenção de violências e promoção da paz, apoiando as escolas no desenvolvimento de rotinas preventivas e de segurança.

Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version