O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Varginha divulgou no dia 24 de fevereiro, um balanço da atuação do órgão no ano de 2024. No período, foram realizadas 15 operações, próprias e em apoio, com o cumprimento de 68 mandados de busca e 24 de prisão, além da efetivação de quatro prisões em flagrante. Como resultado das operações deflagradas, foram oferecidas sete denúncias.
Também foram realizadas 30 diligências de campo, 11 interceptações e captações ambientais e 67 extrações de dados de aparelhos celulares. Ainda durante o ano de 2024, o Gaeco Varginha deu apoio investigativo e judicial a 28 casos em andamento e recebeu 11 novos pedidos de apoio.
Entre investigações relevantes em 2024, o coordenador do Gaeco Varginha, promotor de Justiça Igor Serrano, destaca as operações Trem da Alegria e Temperatura Máxima.
O relatório do Gaeco Varginha também destaca as principais sentenças condenatórias proferidas em 2024, decorrentes de operações realizadas em anos anteriores, com condenações por corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de drogas, armazenamento de material pornográfico de criança e adolescente, entre outros.
Fonte: MPMG
Foto: Gaeco/ divulgação