O Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) elegeu e deu posse, neste mês de janeiro, à Chapa Águas de Minas – Sustentabilidade para sua Coordenadoria Executiva. O novo coordenador geral é Luiz Antônio Garcia.
A reunião virtual foi conduzida pela gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e Articulação à Gestão Participativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Lourdes Amaral Nascimento.
Ela destacou a importância do momento, tendo em vista ser o primeiro Fórum de Comitês de Bacias institucionalizado no Brasil. “Minas Gerais está mais uma vez protagonizando a gestão de recursos hídricos em nível nacional”, afirmou.
O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) foi criado pela Lei nº 24.673, de 12 de janeiro de 2024, regulamentada pelo Decreto nº 48.869, de 29 de julho de 2024. É composto pelo conjunto dos 34 comitês legalmente instituídos no estado de Minas Gerais.
O colegiado tem o objetivo de promover a integração e a articulação dos comitês no âmbito estadual e federal, visando o seu fortalecimento como parte do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais (SEGRH/MG).
Confira a nova composição da Coordenadoria Executiva:
– Coordenador Geral: Luiz Antônio Garcia (presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Mateus);
– Coordenador Adjunto: Carlos Eduardo Silva (presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Piranga);
– Secretário Executivo: Tobias Tiago Pinto Vieira (presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Paracatu e Urucuia).
Fonte: Agência Minas
Foto: Sisema / Divulgação