No dia 22 de novembro, São Roque de Minas foi palco do 2º Circuito de Tecnologia do Queijo Minas Artesanal (QMA) da Região da Canastra. O evento, organizado pela Emater-MG com o apoio de diversas entidades, como o Sindicato Rural, o UNIFOR-MG, a APROCAN, a Cicanastra, o Sicoob Saron e a Prefeitura local, reuniu especialistas e produtores para discutir as melhores práticas na produção do tradicional queijo artesanal da região.
Uma das atrações mais esperadas do evento foi o 1º Concurso do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida, que contou com a participação de jurados especializados, entre eles, representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Formiga. O secretário de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro, e as médicas veterinárias Sílvia Medeiros e Fernanda Franco formaram a equipe de jurados, destacando a qualidade e o sabor do queijo artesanal.
Anuar Teodoro fez questão de ressaltar o reconhecimento conquistado pela equipe do SIM de Formiga, que tem sido convidada a atuar como jurada em concursos regionais e internacionais, como o renomado Araxá International Cheese Awards. Ele explicou que esse reconhecimento é um reflexo do trabalho contínuo e das ações implementadas para apoiar os produtores de queijo, não apenas em Formiga, mas em toda a região da Canastra. Essas iniciativas têm fortalecido a cadeia produtiva do queijo, gerando mais trabalho e renda para os produtores locais.
O evento destacou o papel fundamental da tecnologia e da capacitação no fortalecimento do setor e no aprimoramento da produção do Queijo Minas Artesanal, que é um dos principais produtos tradicionais de Minas Gerais, sendo reconhecido e valorizado por sua qualidade e sabor únicos.
Fonte e foto: Prefeitura de Formiga