Nesta segunda-feira (8/7), às instituições que compõem a Força Tarefa Previncêndio se reuniram no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Nova Lima, para planejar e apresentar estratégias de enfrentamento aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais durante o período crítico de estiagem, que vai de julho a outubro. Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o encontro contou com a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, e outras entidades.
Durante a reunião, foram discutidas as perspectivas climáticas para os próximos meses, com previsão de chuvas abaixo da média em diversas regiões do estado. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), este cenário aumenta a preocupação com o aumento de focos de queimadas.
A secretária Marília Melo enfatizou a importância do trabalho conjunto para prevenir e combater as ocorrências, destacando também o programa Minas Contra o Fogo, que capacita brigadistas e auxilia na elaboração de planos de contingência nos municípios mineiros mais afetados pelos incêndios florestais.
Fonte e fotos: Agência Minas Gerais.