O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com os Centros Colaboradores de Apoio ao Transporte Escolar (Cecates), realizou uma série de capacitações em fevereiro para gestores do transporte escolar e conselheiros do CACS-Fundeb. Os eventos aconteceram em cinco cidades e contaram com ampla participação dos profissionais envolvidos na gestão do transporte escolar nos estados.
LOCAL | PARTICIPANTES |
São Luís/MA | 132 |
Teresina/PI | 175 |
Campinas/SP | 92 |
Feira de Santana/BA | 157 |
Aracaju/SE | 133 |
O objetivo principal das capacitações foi aprimorar o conhecimento sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e o Caminho da Escola. “Nosso compromisso é garantir que os gestores municipais e estaduais tenham todas as informações necessárias para executar os programas com eficiência, assegurando transporte seguro e de qualidade para os estudantes da educação básica”, destacou Leonardo César Andrade, coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE.
As capacitações foram conduzidas pelas equipes do Cecate Nordeste e Sudeste, instituições federais parceiras do FNDE. Contaram também com o apoio e a cessão de espaços por parte de diversas instituições, como a Secretaria Estadual do Maranhão, o Tribunal de Contas do Piauí, a Secretaria Estadual do Piauí, a Secretaria Municipal de Campinas, a Secretaria Municipal de Feira de Santana e a Universidade Federal de Sergipe. Além disso, as seccionais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) colaboraram na articulação e divulgação dos eventos.
A equipe do FNDE esteve presente nas formações de São Luís, Teresina, Campinas e Aracaju, para prestar assistência técnica e orientar sobre pendências relacionadas ao PNATE e ao Caminho da Escola. Durante as visitas, também foi realizada a regularização do cadastro de diversos entes no Sistema Eletrônico de Transporte Escolar (Sete).
Cadastro no Sistema Sete: como regularizar?
Uma das principais dúvidas dos gestores é em relação ao cadastro no Sete, que é fundamental para a gestão eficiente dos recursos e serviços relacionados ao transporte escolar. “Para acessar o sistema, é necessário que o ente federado realize o cadastro por meio do link https://www.fnde.gov.br/sete/src/renderer/login-view.html , na aba ‘Registrar’.
Após esse procedimento, é imprescindível que seja encaminhado ao e-mail cmate@fnde.gov.br um comprovante de vínculo do gestor com o município para que o FNDE possa analisar e liberar o acesso”, explica Daniela Oshiro Yanaze, da Coordenação de Monitoramento, Avaliação e Apoio ao Transporte Escolar (CMATE). A correta realização desse cadastro evita pendências e garante a fluidez dos processos administrativos e financeiros relacionados ao transporte escolar.
Próximas capacitações
As atividades de capacitação continuam no mês de março e abril, com eventos já confirmados em diversas regiões:
Natal/RN – 11/03/2024
Inscrição: https://cecate.dsbr.org/inscricao/6
Informações: https://cecatenordeste.ufob.edu.br/natal/
Caicó/RN – 13/03/2024
Inscrição: https://cecate.dsbr.org/inscricao/13
Informações: https://cecatenordeste.ufob.edu.br/caico
Belo Horizonte/MG – 13/03/2024
Inscrição e informações: https://forms.gle/TYeUdfRgaL8vcmyd9
Aparecida de Goiânia/GO – 18/03/2024
Inscrição e informações: https://forms.gle/sMdpB2Mp43rfbb7r8
Dourados/MS – abril de 2024
As informações serão divulgadas em breve
O FNDE reforça a importância da participação dos gestores municipais e estaduais nas capacitações, garantindo a melhoria da gestão do transporte escolar e a oferta de um serviço mais seguro e eficiente para os estudantes brasileiros.
Fonte: Agência Gov
Foto: Divulgação