O Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano foi lançado esta semana, em Brasília, com a inclusão de Cabo Verde, Guatemala e Paraguai no sistema de certificação. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos, processos e serviços oferecidos pelos Bancos de Leite Humano, além de proporcionar um sistema contínuo de avaliação e aprimoramento.
A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 2 de setembro, de forma híbrida, na Fiocruz Brasília e com transmissão ao vivo pelo YouTube. Participaram da mesa de abertura Hermano Castro, vice-presidente da Fiocruz; Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); Grace Fátima Souza Rosa, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; além de representantes dos governos de Cabo Verde, Guatemala e Paraguai.
Ruy Pereira destacou a relevância da iniciativa para a Cooperação Sul-Sul em bancos de leite humano, afirmando que o programa otimiza o investimento público em saúde e representa um exemplo de cooperação internacional de baixo custo e alto impacto.
No dia seguinte, 3 de setembro, ocorreram atividades voltadas ao monitoramento e à avaliação do trabalho em rede da Rede de Bancos de Leite Humano, com a participação dos países recém-integrados ao programa.
Fonte e fotos: Abc Gov.