O festival Destila Tiradentes, que acontece de 9 a 11 de agosto no Campo das Vertentes, traz como destaque a realização do 1º Julgamento Popular de Cachaça, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A cerimônia de abertura será na sexta-feira, 9/8, às 17h, na Praça Largo das Forras. O Julgamento Popular, uma iniciativa inédita no evento, ocorrerá no sábado, a partir das 15h, e contará com a participação de pessoas maiores de 18 anos que se cadastraram previamente.
Durante o julgamento, as cachaças expostas no festival serão avaliadas com base em sabor, aroma, sensação na boca e aspecto visual. As marcas competidoras são da região do Campo das Vertentes, e a marca vencedora será premiada. Segundo Carlos Alberto da Trindade, extensionista da Emater-MG, “o julgamento é uma oportunidade de conhecer e apreciar as cachaças mineiras, além de divulgar o evento e atrair turistas amantes da bebida.”
O festival também contará com a campanha “O legal merece um brinde”, promovida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG. A campanha visa estimular a legalização e regularização das cachaças mineiras, destacando a importância da conformidade legal para a indústria local.
Fonte e fotos: Emater – MG.