sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Apoiar a cultura e as tradições regionais por todo o país é uma das prioridades do Ministério do Turismo. Nessa direção, o ministro Celso Sabino anunciou, na quarta-feira (12), a destinação de mais de R$ 3 milhões para um dos festivais mais tradicionais do Norte do Brasil: o Festival Çairé 2024, que acontece entre 19 e 23 de setembro no distrito de Alter do Chão (PA). A iniciativa tem o apoio do Sistema Fecomércio do Pará. É a primeira vez que a manifestação cultural recebe incentivo do Governo Federal.

“O apoio ajudará a gerar renda e oportunidades de emprego, atraindo mais turistas e, claro, preservando a identidade regional, garantindo que Çairé continue encantando as futuras gerações”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Durante o Çairé é realizado o Rito Tradicional e também o Festival dos Botos, que são apresentações temáticas que retratam a disputa entre os Botos Cor de Rosa e Tucuxi. Eles encenam a lenda do cetáceo que se transforma num homem bonito, seduz e engravida as mulheres.

A festividade da Amazônia acontece há mais de 300 anos e, durante os cinco dias em que é realizada, movimenta cerca de 150 mil pessoas no distrito de Alter do Chão, que fica distante 37 km do centro de Santarém, no Pará. O presidente do Sistema Fecomércio do Pará, Sebastião Campos, ressaltou que a cultura potencializa o turismo, por isso, é preciso apoiar esses eventos. “Estamos fazendo história. Quero parabenizar ao ministério por essa iniciativa. Estamos, juntos, para incentivar que o Brasil tenha o melhor potencial turístico e a cultura ajuda muito a ampliar essa capacidade”, comentou o presidente do Sistema, Sebastião Campos.

Presentes no evento, os representantes dos botos afirmaram que os recursos federais ajudarão a ampliar a divulgação do Çairé pelo Brasil. “Só temos a agradecer esse apoio que estamos recebendo do Ministério. Estamos, aqui, de coração aberto para todos. Nos visitem! Vamos vivenciar a festa do Çairé, que só tende a melhorar”, comentou Miguel Augusto, presidente do Boto Cor de Rosa.

“É um momento histórico! Sou a primeira mulher presidente e já começamos com o pé direito. É o início de uma grande virada, não tenho dúvidas! Venham conhecer Alter do Chão”, comemorou a presidente do Boto Tucuxi, Ana Maria Pinho.

O Ministério do Turismo tem atuado para incentivar eventos turísticos que atraiam viajantes por todo o país. Foi o caso dos festejos juninos e do Festival de Parintins deste ano.

“Manifestações culturais, como essas, são um emblema de tudo que o nosso país tem a oferecer. São esses eventos que nos ajudam a divulgar o turismo do Brasil por todo o mundo”, finalizou Sabino.

Fonte: Ministério do Turismo

Foto: Roberto Castro / MTur

Compartilhe:
Exit mobile version